Confirmar as Despesas de IRS

A partir de 2015, todas as despesas dos contribuintes que sejam passíveis de dedução em IRS serão somadas pela Administração Fiscal para efeitos de pré-preenchimento em IRS. Na prática todas as despesas familiares, desde facturas de água, telefone supermercado, etc.

Só as facturas devidamente identificadas com o Número de Contribuinte (NIF) passam a ser consideradas nas deduções.

A Autoridade Tributária, até ao fim de Fevereiro de cada ano (a partir de 2016) divulgará as despesas dedutíveis no Portal das Finanças, e o contribuinte terá até 15 de Março para as confirmar ou reclamar caso falte alguma despesa. Na facturação electrónica esta tarefa será facilitada pela transmissão electrónica de dados, mas na facturação manual será requerido algum cuidado e atenção.

Assim, embora não tenhamos de estar a proceder a somas infindáveis, teremos de conservar os documentos para a eventualidade de alguma verba não estar correcta, e assim poder reclamar.

A reclamação a apresentar será feita de acordo com procedimentos a adoptar, futuramente.

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